Aulas de Teatro na Casa de Viver

Toda quinta, às 11h, as crianças maiores – entre 4 e 8 anos – da Casa de Viver têm aula de Teatro na Sala de Oficinas. É só uma sala de paredes e chão brancos, mas que para elas vira um mundo de possibilidades. Hoje, por exemplo, o lugar virou o “museu do Natal”, ideia de Brigitte, de 7 anos. Ela e as outras crianças imaginaram o cenário em suas cabeças e improvisaram diálogos em línguas inexistentes (o verdadeiro “embromation”), técnica usada pela atriz e professora Clóris Paris para que elas percam a inibição e usem seu máximo potencial de expressão corporal.

Em aulas anteriores o espaço já foi biblioteca de livros sobre animais, visitada por nossas veterinárias mirins ou um museu do Halloween com esqueletos e morcegos. De vez em quando os pequenos alunos se animam tanto com o que fizeram que decidem preparar uma apresentação especial, e nesses dias convidam as mães residentes da Casa, as cuidadoras e os bebês para assistirem suas peças. Ver as crianças interagindo dessa maneira é como visitar um mundo fantástico de fadas, duendes e outros seres-miniatura, cheios de autonomia e bom humor. Os bebês, desnecessário dizer, são os mais empolgados: batem palmas, dão gritinhos e até acabam participando de alguns diálogos.

Clóris explica na teoria o que vemos na prática todos os dias: “As aulas de teatro tornam as crianças mais sensíveis para a percepção do mundo e mais comunicativas nas atividades coletivas e sociais”. Quer trazer seu filho para participar? Saiba mais na programação.

Deixe Seu Comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta