Cuidando da saúde de seu negócio

A verdadeira essência de um negócio não está na tecnologia, equipamentos ou no capital acumulado. Está naquilo que é imaterial, incontrolável, intangível e que forma um corpo sutil que ninguém vê, mas sabe que existe, que é a identidade da empresa ou sua alma“. – Jair Moggi

Porque tanta gente quer trabalhar no Google, ou na Apple? Além de serem grandes nomes comercialmente, as maiores companhias de hoje levam outra coisa muito a sério: a chamada “cultura da empresa”, ou seja, para ocupar um cargo ali você precisa ter uma série de características pessoais que ressoem com as dos outros funcionários. Espírito de colaboração, proatividade, criatividade, bom humor, resiliência, estar antenado… tudo isso pesa tanto quanto um bom currículo na hora da contratação, e é isso que faz o espaço, assim como uma célula, funcionar organizadamente e de forma agradável, extraindo o que há de melhor de cada uma de suas partes.

Virgínia Luz, sócia da Vital Cocriando Sonhos e expert em desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico, gestão de equipes interdisciplinares, elaboração e gestão de projetos sociais, elaboração de diagnósticos e produção de relatórios de resultados, explica esse paralelo da empresa com o corpo humano: “é muito comum as pessoas me procurem com um desafio a ser superado e quererem uma resolução imediata, assim como, muitas vezes, quanto temos dor nas costas tomamos um analgésico. Acontece que a dor nas costas pode ter sido disparada por uma série de fatores e, se não for tratada a causa, a dor tende a voltar cada vez pior. Assim como o analgésico, algumas estratégias e ferramentas de gestão podem muito bem resolver aquele problema imediato, porém, sem um olhar mais aprofundado, ele pode retornar mais intenso ou até mesmo de outra forma”.

Para encontrar este equilíbrio, a proposta de Virgínia é usar a Antroposofia, propondo olhar para as organizações com o mesmo olhar que se tem para o ser humano, investigando as “camadas”: física, psicológica e espiritual. “A ferida que aparece na dimensão física é apenas a ponta do iceberg”, explica.
Quem quiser entender melhor como é este olhar e investigar onde está, de fato, o nó de gestão do empreendimento, venha participar do Café com Negócios nesta sexta (27/11). Virgínia apresentará o que constitui cada “camada” ou corpo de uma empresa, como o ser humano se relaciona com cada uma delas e conduzir uma atividade para que vocês façam um diagnóstico breve da saúde do negócio de vocês. Venham!

Inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/cafe-com-negocios-consultoria-antroposofica-ticktes-39477257540

Deixe Seu Comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta