Sementes Viram Legumes

Era uma vez uma menininha de dois anos e meio que pediu para plantar beterrabas em casa casa. Logo após colocar a semente na terra e regar, ela quis cavar e colher os frutos de seu trabalho para fazer uma salada. A mãe explicou que a semente precisava germinar, a planta brotar, a raiz crescer e que para isso precisariam de água, luz do sol e tempo. Com muita paciência e perseverança, após três meses foram colhidas quatro beterrabas, pequeninas e muito saborosas.
A história é real e a experiência inspirou Cássia Bittens, mãe da Zoe e criadora do projeto Literatura de Berço, a fazer o #LDBnaHORTA, um kit com livro, vegetal de feltro e sementes em duas versões: beterraba e cenoura. Ela explica os dois foram escolhidos por crescerem o ano todo, serem saborosos e porque “plantá-los não requer experiência, apenas terra de boa qualidade, sol, ventilação e água”.

Cássia ensina como fazer sua hortinha em casa:

  • Para plantar em garrafa pet, escolha a de 5 litros*, corte a parte superior (para ficar no formato de um vaso) e faça furos na parte de baixo para não acumular água;
  • Coloque a terra ( 3 cm abaixo da borda) e molhe bastante.  Com o dedo , cave um buraco de aproximadamente 1 cm de profundidade e coloque 3 sementes; Cubra as sementes com terra úmida. Regue todos os dias até germinar**. Surgindo  as folhinhas, regue 1x por dia nos dias de verão  e e 3x por semana nos dias de inverno.
  • Após 1 mês,  como plantamos 3 sementes muito próximas, retire as que cresceram menos , deixando apenas uma beterraba/cenoura crescer naquele espaço e acrescente mais terra, até 1cm antes da borda.
  • No “vaso” de 5 litros podemos fazer até 3 buracos na terra, deixando um espaço 5 cm entre cada buraco.

IMPORTANTE: Deixe o “vaso” em local que bata sol e que tenha ventilação.
* Quanto mais profundo o vaso, maior o vegetal ficará. Principalmente a cenoura. *A beterraba germina entre 5 e 10 dias, a cenoura entre 7 e 14 dias. A colheita será em 3 meses.

Deixe Seu Comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta