Mindfullness
Por Fabiana Saes*

​Você já refletiu sobre o que fazemos com nosso tempo livre? E o que as crianças fazem com o tempo livre delas? Afinal, o que é ter tempo livre?

Na verdade, todo tempo é livre. Mas, por vivermos em uma grande agitação de deveres, frequentemente nos pegamos pensando no que já passou ou no que vamos fazer em seguida, deixando de notar o que está acontecendo no momento presente. Assim, temos a impressão de que sempre falta tempo livre…

Viver cada momento como ele se apresenta – agradável ou desagradável, bom ou ruim, alegre ou triste – com a intenção de experimentar cada sensação, pensamento e sentimento envolvido nessa experiência é uma habilidade que todos podemos desenvolver. Esse estado de presença é chamado de mindfulness.

Imagine agora se todas as experiências que você viveu com seus filhos tivessem sido experimentadas de forma atenta, plena e consciente. Talvez você não pensasse que eles cresceram muito rápido, ou que não está aproveitando a infância com eles. Quando vivemos com mindfulness, cultivamos o vínculo e a conexão, além da autocompaixão.

Viver de forma mindful como pai e mãe é poder mudar o funcionamento automático e reativo da mente desatenta para um modo mais consciente e atento.

Mindfulness então é treinar a atenção para estar aqui e agora, criando um espaço entre a emoção e a reação, entre os estímulos e as respostas. Essa é a base para respostas mais claras e assertivas, e também para o desenvolvimento da escuta atenta, da empatia e da compaixão.

É possível incluir práticas de mindfulness na família e transformar momentos diários em oportunidades de aprendizado, desenvolvendo a atenção como ponto de partida para uma mente feliz.

Quer conhecer algumas práticas de mindfulness na relação pais e filhos? Venha para o Workshop Hora de Ser, parceria entre a psicóloga Fabiana Saes e a instrutora Rita Kawamata, na Casa de Viver.

Quando? 20 de maio, das 10h às 16
Onde? Casa de Viver, R. Dr. Tirso Martins, 280, Vila Mariana, São Paulo, SP
Quanto? Adulto: R$ 250; Criança (a partir de 6 anos): R$ 145 (inclui almoço)
Inscrições e informações: rita@assertivamindfulness.com.br

 

*Fabiana Saes

é mãe de dois filhos, psicóloga clínica, e se dedica a estudar a relação entre pais e filhos. Realizou Módulo Básico no Curso de Formação Profissional no Mente Aberta Mindfulness Brasil (Unifesp) e também os cursos Difficult Emotions e Mindful Educator Essencials pela Mindful Schools da Califórina, EUA. É especialista em Psicologia Hospitalar e Psicossomática pela Faculdade de Medicina do ABC e possui formação em Psicoterapia Breve Operacionalizada pela Universidade Paulista. É certificada em Professional e Self Coaching pelo IBC Instituto Brasileiro de Coaching. Fabiana é idealizadora e fundadora do Brace – Pais e Mães Felizes, Filhos Felizes, Famílias Extraordinárias.

Deixe Seu Comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta